Desde 1971, a informática passou ser vista como uma ferramenta a favor da educação, com isso foram criados diversos órgãos para o desenvolvimento da informática em nosso país.
Em 1973 dão início às primeiras demonstrações do uso do computador na educação.
Em 1985, Papert divulgou idéias para que os alunos utilizassem o computador, com conceito simples e lúdico, para trabalhar conteúdos mais complexos.
Em 1986 o Projeto FORMAR começou a formar professores para a área e a equipar as Secretarias Estaduais de Educação, Escolas Técnicas e Universidades.
Em 1989 é fundado o PRONINFE (Programa Nacional de Informática na Educação), com o objetivo de desenvolver a informática educativa no Brasil. Com a evolução tecnológica, o mercado de trabalho passou a exigir mais.
Já em 1997 com a incorporação do PROINFO ao PRONINFE, o país dá um passo muito importante para a educação: a capacitação de professores e a distribuição de cem mil computadores interligados a Internet.
Hoje é difícil de imaginar como viveríamos sem a tecnologia atual, não só sem o computador e a internet, mas também sem o celular, calculadoras cientificas, a automação dentro das indústrias, os iPhones e iPads, dentre tantas outras coisas tão essenciais na nossa vida, que por trás destas há um computador auxiliando.
Negar a necessidade da informática hoje seria negar a nossa realidade atual. Ainda que muitos professores sejam resistentes a estas mudanças na educação e que muitos de nosso país nunca tiveram a oportunidade de acessar um computador ou usufruir de tecnologias básicas como o celular.
Só com professores conscientes da necessidade da informática e com um país mais democrático que realmente dê oportunidades as classes menos favorecidas é que teremos uma educação informatizada em nosso país.
Realmente a educação precisa ser informatizada,bem como seus educadores,para tornar a aprendizagem mais estimulante,criativa e eficaz!!!Acesse nosso blog:Educa+Univap
ResponderExcluirVIVI